.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Carboidratos

No último post sobre a alimentação saudável falamos dos últimos sais minerais que faltavam para completar o assunto. Hoje falaremos das biomoléculas mais encontradas na natureza, constituídas principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio: os carboidratos.

Os carboidratos são nossa principal fonte de energia, esse grupo é formado pela glicose, sacarose, amido, glicogênio e celulose que juntos fornecem energia para o funcionamento normal das células. Por esse motivo, a ingestão de carboidratos complexos é recomendada antes da prática de exercícios físicos, por exemplo. Segundo o site Copacabana Runners, "três ou quatro dias antes de uma maratona, a maioria dos atletas diminui o volume de treinamento e passa a ingerir maior quantidade de carboidrato. O objetivo é aumentar o nível de glicogênio armazenado nos músculos."

Antes de uma maratona os atletas passam a ingerir mais carboidratos
Os carboidratos também têm função estrutural e de proteção em determinadas células e tecidos, agem como lubrificantes nas articulações esqueléticas e proporcionam coesão entre células. Os carboidratos variam desde arranjos simples até os mais complexos e por isso são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Glicose (encontrada no mel e em tecidos vegetais), frutose (encontrada nas frutas) e galactose (encontrada no leite) são exemplos de monossacarídeos. Oligossacarídeos e dissacarídeos são bem representados  pela sacarose (encontrada na cana-de-açucar e beterraba), lactose (encontrada no leite) e maltose (encontrada em alguns vegetais).

Amido (muito abundante na farinha de trigo, base para a fabricação de pães e bolos), glicogênio (fígado de boi e de galinha são ricos desse carboidrato) e celulose (encontrado nos vegetais) são exemplos de polissacarídeos.

A importância dos carboidratos pra nossa saúde reside no fato de ele auxiliar nosso organismo ne execução de atividades vitais como andar, correr e trabalhar. Segundo o site Minha Vida ele é responsável, inclusive, pela nutrição das células do sistema nervoso central. O corpo precisa de energia pra continuar funcionando, se a alimentação é pobre em carboidrato o corpo vai utilizar outros meios para obter essa energia como as proteínas, por exemplo. Quando isso acontece a perda da massa muscular é praticamente certa. Desse modo, a ingestão correta de carboidrato previne o uso da proteína muscular. 
Uma dieta pobre em carboidratos leva à perda de massa muscular e conseqüentemente do peso
E você já sabe que a preparação das refeições Mandala começa com um rigoroso estudo das necessidades de nutrientes diários necessários a uma pessoa em uma refeição. São considerados a época do ano e suas estações para que o prato atenda às necessidades de saúde e conforto todos os dias do mês. Dessa forma são planejados vinte e quatro cardápios a cada uma das quatro estações. Assim o almoço no Mandala fornece tudo o que você precisa durante toda a semana sem deixar de variar e surpreender. Não são usados aditivos químicos na preparação dos pratos, mas uma técnica chamada de cocção que através de um forno combinado usa vapor e calor para cozinhá-los, mantendo as cores, sabores e nutrientes dos ingredientes, os alimentos ficam al dente, com pouquíssimo óleo e com textura natural. 

Mandala Natura, fonte de carboidrato e outros nutrientes. Foto: Bruno Figueiredo
Venha cuidar da sua saúde e do seu paladar no Mandala Restaurante Natural.

Semana que vem continuaremos a falar de alimentação saudável. Cuide-se!

Com informações da Wikipedia, Copacabana Runners e Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário