.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

A história do Café

Amanhã o Restaurante Mandala inaugura um espaço exclusivo para servir o seu já tradicional café de origem. E para comemorar a ocasião o blog vai tratar do assunto "café" durante toda a semana. Pra começar vamor voltar às origens dessa bebida e descobrir como ela surgiu.

A verdadeira origem do café nunca foi provada, mas existem diversas lendas a esse respeito. A principal delas segundo o site da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), é a do Pastor Kaldi que tomava conta de seu rebanho de cabras na região onde hoje se encontra a Etiópia e observou uma noite que algumas cabras sumiam atrás de uma moita e voltavam saltitantes. Curioso o pastor foi até lá e decidido a comprovar que elas estavam possuídas pelo Diabo se surpreendeu ao vê-las pastando pequenos grãos vermelhos sob o arbusto. Ele colheu alguns grãos e quando os pôs na boca imediatamente começou a dançar como suas cabras faziam. A descoberta se espalhou rapidamente e com pouco tempo o café estava sendo cultivado em monastérios islâmicos do Yêmen.

Pastor Kaldi e suas cabras (Fonte: ABIC)
A palavra "café" tem origem da palavra "qahwa" que significa vinho em árabe, por muito tempo o café ficou conhecido como vinho da Arábia. Segundo a ABIC, os manuscritos mais antigos que mencionam o café são de 575 quando o fruto era consumido in natura, nessa época e por muito tempo, ele ficou conhecido unicamente por suas propriedades estimulantes. Ainda segundo o site, com o tempo, o café começou a ser macerado e misturado com gordura animal para facilitar seu consumo durante as viagens. No século XVI é que os grãos passaram a ser torrados para dar origem à bebida atual, na Pérsia.

Grãos de café
O café foi guardado como um tesouro pelos árabes e era apreciado de tal forma que em 1475, foi promulgada uma lei permitindo à mulher pedir o divórcio, se o marido fosse incapaz de lhe prover uma quantidade diária da bebida. Alemães, franceses e italianos procuravam desesperadamente formas de desenvolver o plantio em suas colonoias até que os holandeses conseguiram cultivar mudas da espécie. Esse fato foi o motor inicial para espalhar as técnicas popularizando a bebida na Europa. De acordo com a ABIC, "o crescente mercado consumidor europeu propiciou a expansão do plantio de café em países africanos e a sua chegada ao Novo Mundo. Pelas mãos dos colonizadores europeus, o café chegou ao Suriname, São Domingos, Cuba, Porto Rico e Guianas. Foi por meio das Guianas que chegou ao norte do Brasil. Desta maneira, o segredo dos árabes se espalhou por todos os cantos do mundo."

Amanhã continuaremos essa história, decubra como surgiram as primeiras cafeterias e como o café transformou a vida em sociedade na Europa. E não deixe de apreciar um verdadeiro café de origem no novo espaço do Restaurante Mandala, a inauguração é amanhã a partir das 8h da manhã. Esperamos você!

Um comentário: